Rua Costa Azevedo, nº9. Sala 506. Centro

aclea@aclea.com.br

Notícias
  • 11/02/2019

MORRE ADERSON MAIA, EX-PRESIDENTE DA ABRACE

A Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (ACLEA) registra com pesar a morte do ex-presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), Aderson Maia Nogueira. Ele enfrentava problemas de saúde e na madrugada desta segunda-feira, dia 11, não resistiu e veio a óbito.

Nascido em Fortaleza, cidade que amava de paixão, Aderson Maia tinha 81 anos. Depois de velado na Igreja Presbiteriana, na capital cearense, seu corpo será enterrado no cemitério Parque da Paz.

Aderson Maia iniciou carreira em 16 de junho de 1956, na Rádio Uirapuru de Fortaleza, como redator e repórter esportivo, mas sua grande vocação era, além das qualidades jornalísticas, a liderança e desde 1975, o primeiro ano após a fundação da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace) passou a participar dos debates. Em 1992, foi nomeado diretor jurídico da associação pelo presidente Lombardi Júnior. Em 1994, com a morte do Lombardi Júnior, foi encarregado de proceder a redação de um novo estatuto, fato esse que fez o meu nome crescer entre os associados. Um ano depois, em 1995, em Alagoas, ano de eleição, foi eleito novo presidente da Abrace.

O trabalho de Aderson Maia na direção da Abrace o credenciou para presidir o Sindicato dos Radialistas do Ceará no período de 2000 a 2009. O cearense ainda chegou a presidir a Federação de Periodistas Desportivos das Américas (AIPS/América). Aderson Maia era casado com Angélica Pinto Nogueira, pai de três filhos: Sérgio Ricardo Pinto Nogueira, Angélica Luisa Pinto Nogueira e Aderson Maia Nogueira Junior. Também tinha cinco netos: Felipe Nogueira Pinheiro, Guilherme Nogueira Pinheiro, Luana Rayol Nogueira, Lucas Rayol Nogueira e Lara Angélica Rayol Nogueira

A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB), entidade criada a partir de divergências sobre a permanência de Aderson como presidente da Abrace há 22 anos, postou nota de pesar em seu site, demonstrando respeito e admiração pelo trabalho de vida de Aderson Maia Nogueira.


Voltar
Hoje, 19 acessos  
Total: 13325
Desde: 19/05/2017.
© 2016 ACLEA. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: